Entenda como funciona o seu inconsciente: Sistema 1 X Sistema 2

Entenda como funciona o seu inconsciente: Sistema 1 X Sistema 2

Originalmente postado em 05 de agosto de 2016

Se você acompanha nosso blog, já deve ter ouvido falar diversas vezes que o ser humano não é racional e que a maioria das nossas decisões são guiadas pelo inconsciente. Também já deve ter ouvido falar sobre o modelo de pensamento proposto pelo psicólogo Daniel Kahneman.

Em seu livro mais famoso “Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar”, Kahneman propõem que há dois sistemas de processamento cerebral, o sistema 1, que é rápido, paralelo, automático, inconsciente e dirigido por emoções e associações, e o sistema 2, que é lento, sequencial, deliberativo, baseado em regras e que utiliza cálculos conscientes para chegar a decisões.

Esse conhecimento mudou completamente a maneira como olhamos para o consumidor e para o mercado, porque nos mostrou que o sistema 1, que é o sistema cerebral rápido e automático, é o que está ativo em grande parte das nossas decisões do dia a dia, já que ele demanda menor gasto de energia do nosso cérebro (e o nosso cérebro, desde a época do caçador-coletor, foi programado exatamente para isso).

Fora do trabalho e de momentos de estudo, ou qualquer situação que demande raciocínio (sistema 2), estamos sob comando do sistema 1. Sim, no momento que seu consumidor opta por sua marca no mercado ele não está pensando de maneira necessariamente raciocinada, ele está em um mood que faz com que sejam acionadas as rápidas associações do cérebro para que ele busque diretamente sua marca.

Tudo isso nos mostra que é muito importante utilizarmos metodologias capazes de acessar o inconsciente do consumidor, para que assim a sua empresa possa compreender exatamente os gatilhos mentais que motivam a sua tomada de decisão, e quais pontos podem ser melhorados quando o objetivo é se posicionar, melhorar seu branding e vender. Estes pontos podem ser diversos: seja uma embalagem que não chama tanta atenção no ponto de venda, ou uma comunicação publicitária cuja construção não conversa com o público-alvo, e até mesmo os atributos que são associados à sua marca. Mas estes são assuntos para outros posts!

Pensando que a teoria dos sistemas 1 e 2 é grande e complexa, o canal FightMediocrity produziu uma animação imperdível, que explica as 6 principais ideias que estão por detrás do modelo proposto por Kahneman. Confira o vídeo abaixo:

Se quiser saber um pouco mais sobre o assunto, comente aqui embaixo 😉

Entenda como funciona o seu inconsciente: Sistema 1 X Sistema 2