4 motivos para você investir na trilha sonora

4 motivos para você investir na trilha sonora

Atrelar uma trilha sonora a uma propaganda está longe de ser uma estratégia nova! O uso da música na publicidade começou a se desenvolver nas décadas de 20 e 30, entre grandes marcas como P&G, que apostavam em músicas com o objetivo de aumentar a atenção do consumidor.

De lá para cá, o campo de atuação para trilha sonora cresceu muito, e as parcerias com artistas e celebridades se popularizaram em campanhas, em alguns casos, contribuindo para a criação de grandes hits. Marcas como Nextel e TIM já fizeram suas músicas proprietárias com artistas como Karol Conka e Mayara & Maraisa.

A popularidade dessa estratégia mostra que as marcas já entenderam que músicas podem funcionar muito bem na propaganda, como mostram estudos. Muitos dos anúncios mais populares e eficazes dos últimos 10 anos foram construídos em torno da música. No entanto, poucos sabem o verdadeiro impacto que a música possui na mente do consumidor.  Pensando nisso, resolvi destacar para você 4 (dos muitos) efeitos positivos que a música, quando bem aliada à publicidade, é capaz de ter na hora de se comunicar.  Vamos lá?

 

  1. A música certa aumenta a eficácia da publicidade

A música só tem esse efeito se ela realmente encaixar no anúncio. Estudos já mostraram que a trilha sonora apropriada é capaz de aumentar a percepção da marca em 11%. Ou seja, a música tem o poder de afetar o modo como os consumidores respondem a um anúncio e como eles se sentem em relação à marca.

 

  1. A música melhora significativamente a resposta emocional do público

A música pode ser um ingrediente crucial na eficácia do anúncio, particularmente para àqueles com maior apelo emocional. Propagandas que possuem uma trilha sonora envolvente provocam reações emocionais mais fortes quando comparadas com propagandas sem música.

 

  1. A música favorece a narrativa

Imagine que você está assistindo uma propaganda baseada em um storytelling. Sem que você perceba, a música te ajuda a processar a história que está sendo contada e ainda, maximiza a narrativa visual, ou seja, os picos musicais concentram a atenção do espectador, levando-o a sentir diferentes emoções de acordo com a história narrada.

 

4. A música é capaz de estimular a memória do consumidor

Alguns estudos mostram que alguns estilos musicais, como os que possuem um ritmo de marcação mais evidenciado e uma melodia repetitiva, tendem a contribuir para a memorização da propaganda. Quer um exemplo? Tenho certeza que você nunca mais se esqueceu da música da PagSeguro, cantada pelo Michel Teló: “É, é a minizinha, a maquininha que não tem aluguel, são só 12 parcelas de 9,90, você gasta pouco e não gasta papel.”. Viu só?

A verdade é que além desses, muitos outros efeitos positivos estão relacionados ao uso da música na publicidade. Entretanto, é importante pensar que o sucesso dessa união depende da escolha da trilha sonora certa. Dessa maneira, a marca é capaz de ser autêntica, além de estar adequada ao seu posicionamento.

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