Clipping – AdOnline: Forebrain divulga o estudo Brain Report: Mulheres e a Propaganda

Clipping – AdOnline: Forebrain divulga o estudo Brain Report: Mulheres e a Propaganda

7/3/2016 14:26:51

A Forebrain, empresa especializada em neuromarketing, desenvolveu o Brain Report: Mulheres e a Propaganda, que buscou compreender, por meio de técnicas neurocientíficas, o impacto das diferentes estratégias de comunicação utilizadas hoje pelas marcas na hora de falar, ou mesmo de representar as mulheres em seus comerciais.

O estudo traz exemplos concretos de como as peças publicitárias impactam emocionalmente o público feminino, levando em consideração os atuais movimentos e reflexões com relação à posição da mulher na sociedade contemporânea.

O filme “Mudanças“, da Renner, faz um paralelo entre as transformações na moda e as mudanças no comportamento da mulher contemporânea. Trazendo uma proposta atual e reforçando a autonomia da mulher no século XXI, o filme apresenta uma cena onde uma mulher pede o namorado em casamento. O trecho, foi suficiente para gerar um excelente desempenho nos índices neurais avaliados pela Forebrain, mostrando potencial nas estratégias de comunicação.

“Compreender  quais são as estratégias de comunicação mais ou menos eficientes, trazer insights de como as marcas podem inovar, se adaptar e até mesmo reconstruir suas propostas de comunicação, permite a construção de mensagens mais pertinentes com os valores, atitudes e comportamentos das mulheres do século XXI, aumentando a representatividade e identificação deste público”, explica Ana Souza, co-CEO da Forebrain.

O filme “Casais” feito pela agência AlmapBBDO para as Havaianas, foi eficiente ao utilizar personagens estereotipados de maneira original para fortalecer a comunicação, porque a estratégia faz uso de comportamentos clichês de maneira exagerada, bem humorada e desassociada de uma visão conservadora. Além disso, os estereótipos empregados estão relacionados ao comportamento e não ao papel da mulher na sociedade.

Os padrões de beleza também vêm sendo discutidos em prol da diversidade e da auto-estima. Uma das marcas que tem se posicionado positivamente é a L’Oréal,  ao incentivar em seus filmes “Cachos Poderosos” e “Fructis Desafia” da marca Garnier, que as mulheres estejam satisfeitas com o seu cabelo da maneira que preferirem, seja mantendo-o naturalmente cacheado ou liso. Apoiar a liberdade de escolha das mulheres, a marca cria filmes que se destacam na hora de apresentar seus produtos.

“A compreensão das respostas emocionais e não conscientes das mulheres avaliadas na pesquisa permitirá às marcas uma reflexão sobre qual posicionamento irão adotar frente às transformações sociais”, aponta Ana.

O estudo está disponível em: www.forebrain.com.br/mulheres.

Fonte: AdOnline

Clipping – AdOnline: Forebrain divulga o estudo Brain Report: Mulheres e a Propaganda