Como chamar a atenção do seu consumidor?

Como chamar a atenção do seu consumidor?

Imagino que você já tenha percebido o quanto a vida está ficando corrida e que pequenos momentos cotidianos passam cada vez mais desapercebidos. Fato é que estamos mais e mais ocupados, atarefados, atrasados e muito mais distraídos.

Por que estamos todos tão distraídos? De fato, algumas pessoas sofrem de um distúrbio conhecido como síndrome do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), causada por alterações na região frontal do cérebro, uma área muito importante para o controle da atenção, memória, organização e planejamento. Algumas pesquisas indicam que o número de adultos portadores de TDAH está aumentando, mas será que esse distúrbio explica toda a falta de atenção da nossa geração? É claro que não! Na verdade, as pessoas estão naturalmente mais distraídas.

Não é novidade que estamos sujeitos a uma carga de informações e estímulos muito grande durante o nosso dia-dia, e já foi provado cientificamente que nosso cérebro não é capaz de se concentrar em muitas coisas ao mesmo tempo. Como somos bombardeados por milhões de estímulos o tempo todo e estamos cada vez mais ligados em nossos smartphones e em outros apetrechos tecnológicos, o foco da nossa atenção acaba sendo a tela de nossos telefones, assim, não notamos as coisas ao nosso redor, e ficamos distraídos o tempo todo.

Diante de tantos estímulos, viver na era pós-moderna está se tornando um grande desafio, e uma grande questão que surge em meio a tantas pessoas desatentas é: como chamar a atenção do seu consumidor distraído?

Durante uma palestra do 4ª’s Transformation Conference, Carolyn Everson, Vice Presidente de Marketing do Facebook responde: “Os consumidores estão em ritmo acelerado, então você precisa fazer com que eles parem e prestem atenção” o difícil é conseguir fazer com que eles parem e realmente prestem atenção.

As tarefas cotidianas são quase todas realizadas de maneira inconsciente, isso é um artefato do nosso cérebro encontrou para que pudéssemos economizar energia e realizar tarefas de forma mais rápida. Vamos a um exemplo para ficar mais claro: se todo dia você acorda e pega o metrô na mesma estação em direção ao trabalho, você não precisa se concentrar para encontrar a plataforma correta. Você anda até lá de maneira intuitiva, certo? Mas e se tivesse alguém dentro da estação tocando uma música alta, você notaria? Acredito que a resposta da maioria das pessoas para essa pergunta é sim. Pois é, nossa atenção é atraída por estímulos inusitados.

Quando estamos em um lugar calmo e silencioso, qualquer ruído acaba chamando a nossa atenção. E quando estamos em um lugar extremamente ruidoso, como o centro de uma grande cidade, o silêncio repentino chama a nossa atenção?  Seguindo por essa linha de raciocínio, uma fabricante de fones de ouvido criou uma ação com uma bailaria dançando no centro de Londres completamente vazio e silencioso. Você consegue imaginar o centro de Londres vazio? Isso chamaria sua atenção?

Com o mundo cada vez mais acelerado, ações inusitadas de marketing são cada vez mais necessárias para sua marca chegar até o consumidor. E como saber se sua ação está chamando a atenção de consumidor? A neurociência tem a solução para isso! Quando prestamos atenção em qualquer estímulo, seja ele uma música que você gosta, ou elementos de uma campanha publicitária, algumas regiões do nosso cérebro se tornam mais ativas, e essa ativação diferenciada pode ser quantificada por alguns equipamentos, como o eletroencefalograma (EEG). Além disso, outras respostas fisiológicas, como os batimentos cardíacos podem ser monitoradas para metrificar a atenção que os consumidores prestam em campanhas, produtos, embalagens, etc.

Quer saber mais sobre o que atrai a atenção dos consumidores? Acesse nosso site e dê uma conferida nos nossos cases e e-books. Até a próxima!

Como chamar a atenção do seu consumidor?