Femvertising: o empoderamento das mulheres na publicidade

Femvertising: o empoderamento das mulheres na publicidade

Os últimos meses foram agitados quando o assunto era o papel da mulher na sociedade e sua representatividade no ambiente publicitário. Ouvimos falar de diversos movimentos com objetivos relacionados ao empoderamento do público feminino e ao combate à desigualdade.

Nesse cenário de intensa reflexão e discussão de ideias, a forma de fazer publicidade foi questionada e a pertinência do tema na sociedade gerou muita repercussão nas estratégias de marketing de grandes organizações, que costumam estar atentas às questões atuais, buscando sempre a melhor maneira de se aproximar dos consumidores.

Diante da demanda de uma sociedade em transição, onde 65% das mulheres brasileiras não se identifica com a publicidade, surge o Femvertising (female advertising), movimento pautado na ideia de que a publicidade pode contribuir com o empoderamento das mulheres e, ainda assim, cumprir seu papel como ferramenta de comunicação das marcas.

Alguns filmes que incorporaram a ideia do Femvertising se tornaram referência no mundo da Propaganda e da Publicidade. Além de gerar respostas muito positivas em diversos meios de comunicação, esses filmes acabaram recebendo premiações renomadas, como o Leão de Vidro, um troféu do Festival de Cannes que premia campanhas que se manifestam contra a desigualdade, preconceito e que favorecem mudanças sociais.

Dentre os filmes mais comentados, estão:

Like a Girl (Always – P&G)

Real Beleza (Dove – Unilever)

Unstoppable (Always – P&G) #LikeAGirl

Ao se deparar com um novo perfil de consumidores, é necessário que as marcas se reinventem e inovem a maneira de se comunicar, para que as mensagens transmitidas não destoem dos valores da sociedade. Além disso, grandes anunciantes possuem um importante papel como formadores de opinião, portanto o posicionamento de uma marca deve ser sempre discutido, sem deixar de lado o seu possível impacto social.

Diversas marcas têm assumido uma postura mais ativa nas mudanças da sociedade, enquanto outras ainda preferem adotar uma postura conservadora, reforçando comportamentos mais tradicionais. E você, o que acha da importância da publicidade nas mudanças sociais?

Femvertising: o empoderamento das mulheres na publicidade