Neuroinsight: Comunicação Não-Verbal funciona?

Neuroinsight: Comunicação Não-Verbal funciona?

Vamos começar o texto de hoje concordando em uma coisa: atualmente, é uma tarefa difícil fazer uma comunicação realmente eficiente. Mas porque será? Primeiro ponto: o público. Hoje o público é mais complexo do que nunca, isso porque com o advento tecnológico e com a modernização de praticamente tudo, as pessoas são cada vez mais peculiares (digamos assim), o que faz com que elas se dividam em grupos muito específicos, os chamados nichos. E o que fazer com relação a isso?

Você que me acompanha provavelmente sabe a resposta que vou dar – é preciso entendê-los e estuda-los. Saber as estratégias que funcionam e que não funcionam para o público que você quer atingir. Que tal dar uma especificada na estratégia? É aí que entramos no tema de hoje!

A comunicação não-verbal é um tipo de estratégia muito utilizado por algumas empresas. Ela é diferente, já que se baseia na criação de filmes publicitários que não possuem falas, apenas sons e gestos. Você acha que ela funciona?

Existe uma série de fatores na hora de responder esse tipo de pergunta, mas os estudos científicos nos ajudam bastante com isso. Existe um, inclusive, que mostra que essa estratégia funciona muito mais para um tipo de público do que para outro… Algum palpite?

Mulheres x Homens. Esse estudo mostrou que é uma questão até cultural; as mulheres são mais emocionalmente expressivas, enquanto que os homens são mais objetivos e tendem a reprimir muitas de suas emoções. A questão aqui é que as mulheres são mais sensíveis a expressão não-verbal, e a conclusão mais interessante, está no fato de que elas interpretam melhor essas mensagens do que os homens.

Vamos aplicar o conhecimento para a comunicação: diante da análise de diversos tipos de comerciais que a Forebrain realiza, foi observado exatamente esse tipo de comportamento. Um dos filmes publicitários avaliados possuía uma construção baseada em comunicação não-verbal, e foi observada uma importante diferença entre homens e mulheres. Enquanto assistiam a esse comercial, e eram monitorados pelo EEG (Eletroenfelagroma), a análise do funcionamento cerebral dos espectadores mostrou que o engajamento atencional das mulheres era superior àquele observado para os homens.

Incrível não? Determinadas estratégias tem um potencial imenso para seu negócio, mas você tem sempre que entender o contexto e, mais que isso, entender a fundo o seu consumidor. Como ajuda é sempre bem-vinda, clique aqui e acesse o webinar “Storytelling & Neurociência”! Lá você vai encontrar o case da campanha não-verbal que discutimos acima, entre outros tipos de insight. =)

Neuroinsight: Comunicação Não-Verbal funciona?