O Neuromarketing no contexto do Natal

O Neuromarketing no contexto do Natal

O mês de dezembro marca uma das datas comemorativas mais simbólicas do ano e a mais lucrativa para a maioria das empresas e comércios varejistas – o Natal! Mas você já parou para pensar por que esta é uma época tão especial para a maioria das pessoas?

Vamos a alguns fatos: diversas ações típicas do período natalino – músicas e comidas tradicionais, trocas de presentes, decorações e pensamentos de união e solidariedade – servem de gatilho para aumentar o sentimento de aproximação desta data, e não só isso! Foi descoberto que todas essas coisas são capazes de desativar receptores cerebrais relacionados ao medo e liberar neurotransmissores associados a felicidade.

Além disso, tem a questão do nosso sistema de recompensa – envolvido com as respostas de prazer. Os sentimentos positivos que costumam envolver essa época do ano, representam recompensas em potencial. Que tal lembrar que está chegando a hora de comer aquela rabanada de novo? Dá-lhe ativação do sistema de recompensa! Ou seja, a simples possibilidade de recompensa é suficiente para nos deixar mais felizes. Esses “gatilhos” são capazes de criar associações positivas com esta data em nosso cérebro e, por isso, a preparação para o Natal costuma ser tão gratificante.

Por outro lado, o Natal também traz uma carga de estresse a até ansiedade. Quem nunca se estressou com todas as cobranças e o corre-corre envolvido neste mês, por exemplo?

Calma! Essa avalanche de coisas não é ruim. Muito pelo contrário, para o comércio e empresas é, inclusive, uma informação bastante valiosa.
Se as marcas e lojas atentarem para esses fatores estressantes, são completamente capazes de minimiza-los! Consegue adivinhar como?

Simples, pensar em estratégias que ofereçam experiências agradáveis para os consumidores. Falando em “experiência”, durante o mês de dezembro esse conceito significa tanto quanto, se não mais, que em outros momentos do ano.

Pesquisas sugerem que experiências positivas nos deixam mais felizes do que bens materiais. Portanto, na hora de pensar na melhor forma de atrair consumidores para sua marca ou loja, não se esqueça de focar em proporcionar a melhor experiência possível, mantendo a “magia” do Natal e conquistando mais que a mente, o coração dos seus clientes!

O Neuromarketing no contexto do Natal