O que você precisa saber sobre o Neuromarketing em 2020: Economia da Transformação nas empresas

O que você precisa saber sobre o Neuromarketing em 2020: Economia da Transformação nas empresas

Se você acredita que hoje vivemos a era em que a personalização é o principal diferencial viver também a transformação da tecnologia, da performance, do consumo, das estruturas empresariais e, sem sombra de dúvidas, do marketing.

para as marcas na sua interação com o consumidor, está sendo minimalista.

Isso porque a economia segue em constante mudança e a sociedade em movimento, o que nos leva à nova era na qual estamos entrando: a da Economia da Transformação.

Neste novo cenário, as marcas devem ir muito além de buscar oferecer personalização ou criação de experiências para seus consumidores. Este novo momento econômico diz respeito a uma era que promove transformação social, da consciência, de levar o propósito à ação. Com isso, passamos a

É nesse contexto que entra a neurociência do consumo, como um agente transformador que guiará as empresas em suas criações. Vou te mostrar como.

Na última semana, nosso CEO, Billy Nascimento, postou um artigo no LinkedIn falando sobre este assunto e algumas tendências apontadas por grandes especialistas para o ano que começou. Hoje, vamos resgatar a reflexão proposta por ele, que não foi apenas sobre o futuro do neuromarketing enquanto área de negócio, mas um olhar sobre a transformação econômica e como a neurociência se encaixa nesse processo relacionado às relações de consumo, batizado por nós da Forebrain de Neurotransformation.

Contextualizando Economia da Transformação X da Experiência

Quando falamos de Economia da Experiência, as ofertas trazem como principal foco a construção de experiências que são lembradas ao longo do tempo. Nesses casos, o vendedor é um encenador para o público que, além de ser cliente, é alguém ávido por viver sensações marcantes no processo de compra. Vivenciamos consumos de experiência a cada visita a restaurantes temáticos ou viagens à Disney, por exemplo.

Porém, como dito lá em cima, a economia é muito dinâmica e por isso vamos precisar recordar as previsões desenvolvidas por Joseph Pine II e James H. Gilmore, dois grandes estudiosos da área. Suas ideias foram muito assertivas e valiosas. Segundo eles, a progressão do valor econômico, que dita as preferências e buscas dos consumidores de um lado e as ofertas das empresas de outro, chegaria ao apogeu da Economia de Experiência, com toda sua capacidade de criação de valores hedônicos para o consumidor.Mas é importante lembrar que a Economia da Experiência no modelo defendido pelos autores, entraria em um processo de comoditização, assim como as Economias de Produto e Serviço sofreram no passado, dando espaço para um novo caminho chamado de Economia de Transformação. Nesse caso, segundo os autores, o consumo não seria somente uma alavanca para autossatisfação do cliente, que tem como consequência excessos que ameaçam a própria sobrevivência do planeta. O consumo seria, nesta nova realidade, uma ponte entre as aspirações de um consumidor em busca de transformações sustentáveis e duráveis e as empresas, com sua capacidade de guiar e extrair através de seu propósito e razão de existência, um mundo mais consciente e melhor.

Economia da transformação aplicada à realidade empresarial

Quais serão as oportunidades criadas para as marcas diante desse contexto de mudanças tão profundas?

É importante que, em primeiro lugar, as marcas entendam e saibam interpretar as aspirações e desejos destes novos, conscientes e exigentes consumidores.

Será um trabalho gigantesco em prol da construção de uma economia mais sustentável para o benefício do planeta e sociedade. E o processo de Neurotransformation será fundamental para ajudar as empresas a atingirem esse novo patamar de relacionamento com o público, mas principalmente, para que as marcas possam viver seus propósitos na construção deste mundo mais consciente e melhor para todos.

Esse é o nosso papel dentro dessa transformação e vamos falar um pouco mais sobre ele nos próximos posts, trazendo as tendências de marketing apontadas para 2020 e como já estamos trabalhando cada uma delas com nossos clientes.  Você já pode conferir alguns detalhes no infográfico aqui embaixo 😉

Quer saber mais sobre Neurotransformation? Fale com um de nossos especialistas.

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O que você precisa saber sobre o Neuromarketing em 2020: Economia da Transformação nas empresas