Qual é o principal papel da comunicação? Algumas pessoas garantem que é transmitir uma mensagem e aproximar marcas e pessoas. No entanto, uma estratégia de comunicação só é eficiente quando consegue influenciar o comportamento do seu receptor (aquele que recebe a mensagem).
A criação de estratégias de comunicação não é uma tarefa fácil. O profissional que desenvolve a estratégia (o emissor), precisa conhecer as necessidades e desejos mais profundos do seu consumidor e tentar entender qual seria o impacto da mensagem no comportamento do receptor. O grande problema é que o real impacto das campanhas geralmente é medido após a sua veiculação – quando o receptor recebe e processa a mensagem – e aí, pode ser tarde demais! Além disso, a maioria das técnicas utilizadas para avaliar a publicidade leva em consideração aspectos conscientes do consumidor, o que pode não ser muito produtivo. Segundo um dos maiores publicitários do mundo, David Ogilvy, “Consumidores não pensam em como se sentem, não dizem o que pensam e não fazem o que dizem que fazem. ”
Pensando em maneiras mais eficientes de entender como o consumidor decifra as mensagens enviadas pelos anunciantes, a Forebrain lançou o BRAIN 500, o maior estudo de neuromarketing já feito no Brasil. Neste estudo, analisamos o inconsciente de diversos consumidores, enquanto eles assistiam às principais campanhas de publicidade brasileiras dos últimos 2 anos e meio. A partir dos resultados do estudo, ajudamos as marcas a entenderem o real impacto de suas estratégias de comunicação sob a ótica do principal interessado, o consumidor.
De acordo com o BRAIN 500, para construir um “diálogo” eficiente entre marcas e pessoas, é preciso convidar o consumidor para entrar na história, melhor ainda se o assunto despertar curiosidade e interesse. Algumas das características encontradas nas campanhas com melhor desempenho foram:
- Enredo criativo e bem-humorado, com personagens inusitados;
- Personagens reais, trazendo maior credibilidade para o produto anunciado;
- Conteúdo emocionante, positiva ou negativamente;
- Estímulos multissensoriais congruentes, ou seja, áudio + vídeo com o mesmo significado;
- Produto inserido em um contexto;
- Celebridades que transmitem.
O BRAIN500 mostra que cada elemento presente na comunicação é capaz de impactar o comportamento do consumidor. No entanto, a estratégia utilizada para a construção dos filmes pode ser mais impactante que elementos isolados. Os resultados do estudo, explicados de forma fácil e intuitiva, podem revolucionar a forma de construir briefings e planejar estratégias de comunicação, aprimorando peças publicitarias, que agora, podem ser criadas a partir da perspectiva do próprio consumidor.
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Use os resultados do BRAIN500 para potencializar a experiência de comunicação oferecida aos seus clientes e para impulsionar as suas vendas!