1) Disponibilidade Mental
O que é esse conceito e por que ele é importante para a sua marca?
A Disponibilidade Mental é um conceito que se baseia na probabilidade de uma marca ser notada, reconhecida ou lembrada em um momento de decisão de compra. Isso só é possível quando a marca impacta positivamente o inconsciente do consumidor, criando expectativas positivas e experiências cada vez melhores.
Quanto maior a expectativa do consumidor e melhor a experiência que ele possui com a marca, maior a Disponibilidade Mental construída, aumentando assim a intenção de compra do consumidor a favor de uma determinada empresa.
A Disponibilidade Mental precisa ser vista sob as lentes da neurociência que nos mostra que a tomada de decisão, na maior parte das vezes, é feita de forma inconsciente, através de processos implícitos.
2) Entendendo o Sistema 1 x Sistema 2
O processamento das informações no nosso cérebro funciona através de dois sistemas, o Sistema 1 e o Sistema 2.
O Sistema 1 é onde fica o nosso processamento inconsciente e funciona como um piloto automático, nos ajudando a tomar decisões baseadas nas experiências, emoções e de forma rápida. Esse sistema tem uma baixa demanda de energia e 95% do processamento das informações ocorre no Sistema 1.
Por outro lado, o Sistema 2, responsável pelo pensamento racional e consciente, representa apenas 5% do processamento do nosso cérebro e demanda um alto gasto energético. Este sistema costuma ser acionado quando nos deparamos com problemas mais complexos, nos quais a tomada de decisão exige maior raciocínio.
A maior parte das nossas tomadas de decisões, incluindo no momento da compra, acontecem a partir do processamento das informações do Sistema 1. Por isso, é importante que as marcas atinjam este sistema e isto é possível quando elas são capazes de criar Disponibilidade Mental.
3) O MINDEX
Baseado no conceito de Disponibilidade Mental, a Forebrain desenvolveu um Modelo de Investigação de Expectativas & Experiências através do uso da Neurociência e Comportamento: MINDEX.
O conceito de expectativa e experiência pode ser aplicado a todas as grandes áreas de Marketing e Comunicação, aqui na Forebrain divididas em Narrativas Emocionais, Memórias Associativas, Percepção Sensorial e Saliência Atencional.
A partir desse modelo, buscamos entender o impacto dos diversos estímulos no inconsciente dos consumidores, avaliando áreas como: publicidade, percepção de produtos, embalagens e fragrâncias, branding, PDV e mídia.
É através desse entendimento de como o nosso cérebro funciona e de tecnologias da neurociência que podemos desvendar os novos comportamentos do consumidor durante e pós contexto de COVID-19.
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