Como o estresse do consumidor afeta a lembrança de sua marca.

Como o estresse do consumidor afeta a lembrança de sua marca.

Se eu pudesse, apostaria que estresse é algo que faz parte do seu cotidiano. Eu sei, compartilhamos da mesma realidade. Atualmente, é muito difícil se manter longe do estresse porque além de ser uma condição biológica e necessária para o ser humano, a realidade de rotinas exaustivas e corridas como a que vivenciamos tornam quase impossível a inexistência daquela pontinha de estresse.

A grande questão a ser discutida é: até que ponto o estresse é danoso para sua vida, para seu trabalho e para sua relação com seus consumidores? Antes de qualquer coisa, vamos entender o que acontece dentro da gente quando este é o assunto.

Tudo começa com algumas substâncias, como por exemplo o Cortisol, um dos hormônios associados ao estresse. Em momentos em que este hormônio se encontra em quantidades muito altas no sangue, ele é capaz de afetar o funcionamento de algumas capacidades humanas.

Uma pesquisa realizada por neurocientistas da Ruhr University Bochum, na Alemanha, comprovou que o estresse pode interferir na recuperação de memórias, por exemplo.

Businesswoman with yellow pos-its, isolated on white

E não para na memória, não! Com o desenvolvimento das pesquisas, a equipe constatou que o estresse em altos níveis pode também afetar no processo de percepção do ser humano. Essa constatação foi realizada através de um teste cujo objetivo era comparar a capacidade de tato e toque dos participantes. Realizada com um grupo de 30 pessoas, em metade do grupo foram aplicadas quantidades pequenas de cortisol. Na outra metade, placebo.

Os testes mostraram que o grupo que recebeu o cortisol teve um desempenho mais baixo do que o outro porque, durante a estimulação realizada pelos pesquisadores através dos dedos, com objetivo de levar a uma melhora da percepção tátil, houve um bloqueio por parte deles.

Ou seja? Além de ajudar no bloqueio da memória no hipocampo, uma das regiões cerebrais associadas à formação dela, o cortisol em excesso pode afetar áreas sensoriais do cérebro, dificultando percepções e sensações.

Resumindo: o estresse deve ser balanceado, pois em exagero tende a causar danos em diversas áreas cerebrais das pessoas.

Seria muito ruim se seus consumidores permanecessem sob estresse, não seria? Provavelmente a memória deles com relação a sua marca diminuiria, passando  despercebida por ele. Só que você pode encontrar caminhos para desafogá-los em meio a sua vida conturbada: invista na experiência!

Já conversamos sobre isso em posts anteriores e lá falamos da economia da experiência e sua importância para engajar os consumidores. E ainda bem que a vivenciamos, pois, a construção de experiências para seus consumidores é capaz de envolvê-los em momentos agradáveis e diferentes daqueles que costumam viver durante a sua rotina conturbada. O que você colhe de resultado é engajamento emocional e memória garantida, sem essa de estresse!

Portanto, sua missão é desestressar seu consumidor! Pense em ações voltadas para esta finalidade e verá o resultado chegando naturalmente. E aí, já está tem alguma ideia de como fazer isso?

Como o estresse do consumidor afeta a lembrança de sua marca.