A importância de chamar atenção na comunicação

A importância de chamar atenção na comunicação

Na era da distração, estudar o impacto que a atenção exerce na publicidade é essencial. Um exemplo prático disto é o trabalho do professor Thales Teixeira, da Harvard Business School, que estuda a diminuição da atenção das pessoas e o impacto disso principalmente na propaganda. O professor sugere que as marcas devem aplicar diferentes estratégias de conteúdo publicitário para chamarem atenção dos consumidores e terem o retorno esperado. Seu trabalho gira em torno da ideia de que a atenção é a alocação de recursos mentais para o processamento de determinado estímulo, e antes que os consumidores possam ser afetados por mensagens publicitárias, eles precisam primeiro prestar atenção (e quanto mais atenção, melhor o impacto).

Diante do gigante investimento em propaganda, e considerando a premissa do professor de Harvard, devemos nos perguntar: será que basta aparecer para ser visto?  Parece estranha a pergunta, mas a verdade é que por mais estranha que seja, existe uma ponte a ser atravessada entre esses dois conceitos. Já pensou se andássemos prestando atenção em tudo que está ao nosso redor? Algumas estimativas chegam a dizer que em um dia somos bombardeados com mais de 4.000 anúncios publicitários!  Eu não lembro de tudo isso, e estou certa de que você também não. Isso porque é impossível prestarmos atenção em tudo que está ao nosso redor. Seria um gasto de energia e esforço para o nosso cérebro extremamente alto e desnecessário.

A forma como percebemos o mundo a nossa volta torna muito mais difícil o trabalho dos publicitários. Na escala de importância do que processamos de informações, dificilmente um anúncio ocupará um dos primeiros lugares. Mas não se preocupe, chamar a atenção do consumidor não é impossível, e vale a pena o esforço. De acordo com estudiosos, a atenção é capaz de aumentar a probabilidade do produto anunciado ser incluído na lista de compras ou lembrado no ponto de venda. Além disso, estudos experimentais demonstram uma relação entre a atenção visual e a tomada de decisão dentro das lojas. Esses estudos sugerem que quanto mais atenção o consumidor direciona para uma propaganda, maiores são as vendas do produto anunciado. Percebe como a atenção bem direcionada é capaz de modificar a decisão do consumidor em seu benefício? Saiba como utilizá-la!

Existem diversas estratégias capazes de auxiliar as marcas a chamar a atenção de seu público-alvo de forma eficiente. Mas, quando falamos de atenção devemos levar em consideração uma série de elementos que podem influenciar nossa percepção. Por isso é tão importante o papel da pesquisa na estratégia de uma empresa. Hoje, existem tecnologias de ponta e conhecimentos sobre processos implícitos capazes de ajudar na resolução de muitas dessas questões! Teste seus anúncios, entenda como funciona o inconsciente do consumidor e colha os resultados! Quer saber mais sobre as metodologias capazes de metrificar a atenção dos consumidores? Pergunta para gente 😉

 

A importância de chamar atenção na comunicação