A Neurociência por trás do patrocínio

A Neurociência por trás do patrocínio

Grandes eventos são, sem sombra de dúvidas, um palco para a disputa de empresas pela atenção do público. Vamos pensar no Rock in Rio, por exemplo: o festival é hoje uma das maiores vitrines de exposição para marcas de diferentes segmentos. A marca Heineken, por exemplo, que atua como patrocinadora do evento desde 2011, chega a destinar 25% do seu investimento do ano em marketing exclusivamente para o festival.

Esses números deixam em evidência um fato que todos nós já sabemos: estamos vivendo na era da experiência! Consumidores são pessoas, e pessoas são o que fazem, o que vivem, e principalmente o que experimentam. E é daí que vem sua busca por experiência de marca e conteúdos ao vivo.

Em um cenário como esse, surge uma oportunidade para o patrocínio de eventos, que aliado à estratégia da marca, vem se mostrando uma excelente ferramenta para catalisar a construção dessas experiências únicas, capazes de encantar e engajar o público. Tudo que você quer como marca!

Em ano de Copa do Mundo as marcas já estão a todo vapor! No Brasil, empresas como Ambev, Coca-Cola, Hyundai e Visa, que são as patrocinadoras oficiais do evento, começaram suas ações de marketing desde o início do ano. Isso porque a copa é capaz de mobilizar bilhões de torcedores, proporcionando enorme visibilidade para as empresas envolvidas com o evento.

Vamos aproveitar o contexto e imaginar que sua marca é uma das patrocinadoras da Copa do Mundo. A situação é a seguinte: você viu, neste evento, a oportunidade de apresentar sua marca e decidiu, então, ser associada aos conceitos que estão relacionados a ele. Para você, estar ligada a conceitos como superação, orgulho e excelência, pode ser extremamente favorável à sua marca e a maneira como ela será vista pelo seu público.

Se você realmente estiver certo, no momento que seu consumidor estiver vivenciando a experiência dos jogos, ele começa, inconscientemente, a viver uma série de emoções. Caso a emoção vivenciada pelo público for positiva, ou seja, sensações agradáveis, você acertou em cheio! E tem um bônus: quanto mais intensa for a reação emocional do consumidor, mais forte é a memória criada por ele. Logo, suas chances de ser lembrado, de maneira positiva, após o evento acabar são bem grandes!

Agora eu te pergunto, como ter certeza que a experiência criada pelo evento que você patrocinou foi capaz de mudar a forma como seus consumidores percebem sua marca? Ou ainda, como saber se os conceitos relacionados ao evento foram associados de maneira adequada à sua marca?

Como estamos falando de aspectos emocionais, você que acompanha a gente já sabe que estes são processos majoritariamente inconscientes, certo? Por isso, as metodologias capazes de mensurar e interpretar as emoções inconscientes do consumidor são as ferramentas mais eficientes para responder essas questões. Uma delas, por exemplo, é o Teste Implícito de Associação ou TIA, capaz de acessar a rede associativa do nosso cérebro. Através do TIA você terá as respostas que tanto precisa, entendendo não só o impacto do patrocínio na mente do consumidor, mas também o real retorno que aquele investimento pode proporcionar para sua marca. Saiba mais aqui!

A Neurociência por trás do patrocínio