Aprendizados do Shopper Brain Conference!

Aprendizados do Shopper Brain Conference!

Se tem um assunto que tem sido muito comentado aqui no blog é justamente o que a neurociência do consumo aponta sobre o shopper marketing e seu comportamento ao longo da jornada de compra. E é este o foco do post de hoje. Na última quinta e sexta-feira de agosto aconteceu no Rio de Janeiro, pela primeira vez na América Latina, o Shopper Brain Conference! O evento focado em shopper é promovido pela NMSBA, Neuromarketing Science and Business Association, que é maior associação de Neuromarketing do mundo! A Forebrain esteve lá e, hoje, eu vou trazer para você quais foram os destaques e principais aprendizados do evento. Vamos lá?

Em meio a excelentes apresentações, desde a abertura com Roger Dooley, autor de “Brainfluence”, até seu encerramento com Neale Martin, autor de “Hábitos de Consumo”, foi possível identificar um fator em comum em praticamente todas elas: o olhar para o mercado de shopper sob a perspectiva da experiência.

Roger Dooley falou sobre conceitos como “atrito” na jornada de consumo dentro do ponto de venda e como isso pode interferir na experiência do shopper. Dale Jolley, por sua vez, apresentou um case com uma loja campeã de vendas da Toyota nos Estados Unidos. A loja, com foco na sinalização do ambiente, apontou para a possível influência de objetos e espaços “nostálgicos”, que compõem a concessionária, como uma das causas responsáveis por impactar na experiência dos visitantes na loja e por aumentar o fluxo naquele ponto de venda.

Mais de um palestrante falou sobre o impacto das embalagens. Mais uma vez, foi possível observar como diferentes percepções e a forma como as embalagens são apresentadas direcionam e modulam a experiência de um produto.

Em outros casos, como nos conteúdos apresentados por Billy Nascimento, Eamon Fulcher e Neale Martin, vimos como características implícitas do funcionamento de nosso cérebro são capazes de interferir e guiar nossa experiência no ambiente de consumo.

Por fim e não menos importante, vimos diversos palestrantes apresentando exemplos de como lojas e marcas pelo mundo estão inovando para entregar ao consumidor uma experiência marcante em suas lojas.

Com todo o conhecimento que possuímos atualmente sobre comportamento do consumidor e sobre como experiências moldam a nossa percepção de uma marca ou produto, não foi nenhuma surpresa enxergar esse ponto fundamental através de diferentes apresentações e assuntos que permeiam o estudo do shopper.

Espero que tenha gostado do meu relato sobre o evento! Se quiser ter mais informações sobre os eventos promovidos pela NMSBA, acesse o site nesse link. Gostaria de conversar mais sobre como as experiências são capazes de influenciar o comportamento do consumidor? Escreve para gente!

Aprendizados do Shopper Brain Conference!