Marketing Digital e Memorização: dois em um só!

Marketing Digital e Memorização: dois em um só!

Você se lembra o que almoçou na sexta passada? Caso esse momento da hora do almoço tenha sido corriqueiro e não uma ocasião especial, tenho certeza que você não conseguiu se lembrar do que comeu. Isso acontece porque a nossa memória é seletiva e é por isso que não memorizamos exatamente tudo o que vivenciamos em nosso cotidiano.

Existem alguns fatores que facilitam a nossa capacidade de memorização, como por exemplo o aspecto emocional do fato vivido. Desta maneira, quando vivenciamos experiências com relevância emocional, a memorização do evento é favorecida. Outro fator que facilita a memorização é a familiaridade, e um ótimo exemplo disso é quando lemos um artigo sobre um assunto que nos agrada. Devido a essa proximidade com o tema abordado, seja porque temos conhecimento prévio do assunto ou porque temos facilidade com ele, é muito mais fácil guardar as informações ali contidas. Um terceiro aspecto que potencializa a nossa memorização é a repetição dos estímulos. Para ilustrar, trago uma situação que todos nós vivenciamos: tabuada. De tanto repetir aquelas operações matemáticas, acabamos decorando (memorizando) o resultado.

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Ok, agora o que será que esses fatores que estimulam a memorização têm a ver com o Marketing Digital? Na verdade, esses dois assuntos estão bastante relacionados e vou explicar direitinho o porquê. Para facilitar o nosso entendimento gostaria de comentar uma matéria que li na Warc. Esse texto cita um estudo sobre como o investimento de publicidade em múltiplas plataformas, fenômeno chamado de Omnichannel, é um importante aliado à tradicional mídia de TV. Intitulado Advertising across Platforms: Conditions for Multimedia Campaigns: A Method for Determining Optimal Media Investment And Creative Strategies across Platforms”, publicado em dezembro de 2016 na revista Journal of Advertising Research. Resumindo, o estudo diz que a mídia digital é uma ótima ferramenta para provocar um efeito chamado de “Kickereffect”.

Para entender o que é esse efeito e, consequentemente, qual é a relação entre Marketing Digital e memória, vamos fazer um exercício: imagine um consumidor em frente à TV, assistindo a um filme publicitário. O anúncio é eficiente e consegue despertar a curiosidade do consumidor, que parte em busca de mais informações sobre o produto anunciado. Para isso, ele acessa a internet e encontra, na plataforma digital, tudo o que precisava saber sobre aquele produto ou serviço que o chamou atenção. No momento que o consumidor busca informações e as encontra no meio digital, ele é novamente exposto à marca e pronto, aconteceu o ”Kickereffect”!

Como vimos no início do texto, o nosso poder de memorização aumenta através da repetição de estímulos, e a nova exposição que o consumidor teve à marca através do meio digital foi exatamente um exemplo disso. Para comprovar a eficiência desse efeito, um estudo mostrou que quando o Marketing é realizado em múltiplas plataformas, o retorno sobre investimento das empresas pode aumentar em 60%, quando comparado ao investimento somente na televisão… E nós acabamos de ver que, além do aumento do ROI, também cresce a memorização do consumidor em relação à marca, por causa da sua exposição contínua a ela.

Esses resultados positivos nos mostram que ainda há luz no fim do túnel para alcançar o tão sonhando engajamento do consumidor, que anda distraído diante de tantas opções e informações, passando despercebido diante da sua marca. Concordando com esse ponto de vista, Renato Villararim, sócio fundador do Guia MKT, uma empresa de soluções em marketing promocional, afirma em uma coluna de opinião no Meio&Mensagem que: “a digitalização tornou-se uma poderosa aliada do live marketing: o aumento do envolvimento do consumidor com a internet tornou o valor da experiência ao vivo ainda mais nobre”. Essa experiência a qual Villararim faz referência, cria um relacionamento entre a marca e o consumidor, engajando-o emocionalmente e aumentando sua capacidade de familiaridade com a mesma. O que já vimos? Que esse engajamento emocional e essa familiaridade são certeiros para a memorização. Bingo!

Dessa maneira, a mídia digital que antigamente era vista com maus olhos, se tornou uma aliada para a boa e velha mídia tradicional (principalmente a TV), ajudando na criação de experiências essenciais para a conquista do consumidor. E de emoção a Forebrain entende muito bem! Dá uma olhada aqui no nosso site. =)

Marketing Digital e Memorização: dois em um só!
  • Benedicto Ismael Camargo Dutra

    Oportuno esclarecimento sobre o que se pode obter com a integração das mídias TV, Radio, Jornal impresso ou na web, com a busca do produto ou questão na Internet que vai aglutinando no cérebro imagens e saberes.