Neuroinsight: Benefícios da Empatia na comunicação

Neuroinsight: Benefícios da Empatia na comunicação

Um assunto que sempre me interessou foi empatia. Sabe essa história de você sentir o que eu estou sentindo ou se colocar no meu lugar em determinada situação? Exatamente isso. Comecei então a buscar estudos relacionados a esse tema e encontrei um que me chamou atenção, relacionando a empatia à neurociência, e resolvi dividi-lo com você hoje.

Ao longo da minha leitura, entendi que a empatia é um processo neuronal básico em espécies com alto grau de socialização, sendo a principal delas nós, os seres humanos. Mas afinal, como funciona a empatia? O que acontece é que ela é uma das bases da comunicação de nossa espécie pois permite compreender o que o outro está pensando (empatia cognitiva), sentir as suas emoções (empatia emocional) e ter uma atitude frente a isso (compaixão ou preocupação empática).

Resumo: a importância desse mecanismo na sociedade é gigante, concorda? Para nossa sobrevivência, precisamos entender o que e como as pessoas que convivem conosco pensam, para assim sabermos como nos portar com elas, como nos comunicar, como viver em sociedade. Do nada me veio um estalo: isso se aplica perfeitamente a comunicação publicitária também! Se o estalo não aconteceu com você, acompanhe meu raciocínio.

Se precisamos da empatia como base de comunicação para que a sociedade funcione, o mesmo vale para as empresas quando elas se comunicam com seus consumidores. A primeira e mais óbvia pergunta é: Quem são seus consumidores? Tão importante quanto isso é entender, o que e como eles pensam? Qual sua visão de mundo? Como se sentem? Qual a situação que eles vivem atualmente em suas vidas? Será que estão em crise, como o país, e por isso em contenção de despesas? É preciso entender o que está por trás de tudo!

Bom, como eu e você já sabemos, nessa vida nada é muito fácil e chegar a essas conclusões acompanha essa dinâmica. É aí que entra o Neuromarketing, avaliando as respostas mais inconscientes e escondidas do consumidor, através do famoso EEG (eletroencefalograma) e outras metodologias (tudo depende do objetivo de pesquisa).

O que existe de conclusão da relação entre empatia e comunicação, é que a empatia está intimamente ligada aos processos inconscientes e emocionais do consumidor. As marcas que conseguirem criar comunicações mais empáticas ganham mais valor por que fortalecem a relação com os seus consumidores, logo, compreender a fundo o que eles pensam e como se sentem é fundamental para a construção de estratégias mais eficientes de comunicação.

Quanto mais empática for sua comunicação, mais emoção você é capaz de gerar. E você já sabe que gerar emoção é uma das formas mais eficientes de atingir o seu consumidor.

Agora, imagino que algumas perguntas tenham surgido em sua cabeça: como sei se minha comunicação está emocionando o espectador? Será que o impacto que eu quis provocar de fato está ocorrendo?  O Neuromarketing é capaz de te ajudar a responder essas perguntas e te oferecer insights para melhorar sua comunicação. Se quiser saber mais, entre em contato com a gente =)

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